terça-feira, 14 de junho de 2011

Cultura...


“A literatura e a arte, neste gradual definir dum grande ser colectivo, são duas poderosas forças de unificação e consciencialização, dois grandes excitantes do sentimento da dignidade nacional, mesmo que o orgulho comum não radique na alma colectiva, mas no génio criador.”

Hernâni Cidade

1 comentário:


  1. - Perdão! - replicou ele. - A barbárie é o oposto da Cultura somente naquela ordem de pensamentos que esta coloca à nossa disposição. Fora de tal ordem, o oposto pode ser muito diferente e talvez nem seja oposto.

    Imitando Luca Cimabue, eu disse "Santa Maria!" e fiz o sinal da Cruz. O que fez Adrian soltar uma gargalhada breve. Em outra ocasião opinou:

    - Se a nossa fosse uma era de Cultura não se deveria falar tanto da própria Cultura. Não achas também? Eu gostaria de saber se épocas que tiveram cultura chegaram a conhecer e a usar esse termo. A ingenuidade, a espontaneidade, o óbvio, parecem-me ser o principal critério da disposição de espírito à qual conferimos essa denominação. O que nos falta é justamente isso, a ingenuidade, e tal falta, se é que cabe presumi-la, protege-nos contra muitos tipos de pitoresca barbárie, perfeitamente compatíceis com a Cultura e até com uma Civilização, certamente um estado bem louvável, mas indubitavelmente deveríamos tornar-nos muito mais bárbaros, para podermos ser cultos outra vez.


    Thomas Mann. Doutor Fausto

    ResponderEliminar