quinta-feira, 9 de setembro de 2010

E genial...

Image and video hosting by TinyPic

“Sou feio, desajeitado, pouco asseado e sem verniz mundano. Sou irritadiço, desagradável para os outros, pretensioso, intolerante e tímido como uma criança. Sou ignorante. O que sei, aprendi-o aqui e acolá, sem seguimento e, mesmo assim, tão pouco. Sou indisciplinado, indeciso, inconstante, estupidamente vaidoso e violento como todos os homens sem carácter. Sou honesto, o que significa que gosto do bem: ganhei o hábito de o estimar e, quando me afasto dele, fico descontente comigo, e volto ao bem como prazer. Mas há uma coisa que prezo mais do que o bem: é a glória. Sou tão ambicioso que, se tivesse de escolher entre a glória e a virtude, acho que escolheria a primeira.”

Tolstoi in “Diário”.
(Filipe Guerra in “Lev Tolstói : vida e morte”, Jornal de Letras, Número 1041, Página 10).

2 comentários:

  1. Um texto de alguém que se sabe no seu melhor e no pior, e assim se assume tão simplesmente... humano. Sabedor de que a modéstia em excesso é defeito tão grande quanto a vaidade, e que o altruísmo pode significar tantas vezes egoísmo ao invés de amor ao próximo.

    Um texto de quem travou muita Guerra, questionando as injustiças e procurando muitas respostas, e, por fim, com ou sem elas, encontrou a Paz.

    ResponderEliminar